Convite – Apresentação da Iniciativa para a Economia Cívica (IEC)

A Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior, no âmbito das suas novas apostas de intervenção, que pretendem abranger novos públicos e desenvolver novas e melhores parcerias, integrou uma plataforma de inovação e transformação social que congrega cidadãos, entidades públicas e privadas e da Economia Social, designada Iniciativa para a Economia Cívica (IEC) e que tem por objetivo criar respostas inovadoras e sustentáveis, promovendo a inovação social e dirigindo a sua ação para a resolução de problemas e das necessidades que os desafios sociais atuais nos colocam. A IEC é, assim, uma rede de parceiros que pretende transformar a Economia Social, criando valor e gerando impacto nas comunidades locais que se envolverão nesta iniciativa, com maior abrangência junto das comunidades do interior do país.
São várias as instituições que aceitaram este desafio e que já fazem parte deste Consórcio, como são exemplos os Municípios do Fundão, Gondomar, Gouveia ou Vila Real, Idanha-a-Nova, Bragança. A IEC conta também com o apoio da Universidade de Évora e da Universidade de Lisboa, da NOS Comunicações, SA, e da Vieira de Almeida & Associados. De forma muito breve, a “IEC tem o objetivo de criar as parcerias, as infraestruturas institucionais assim como as redes, os mecanismos e instrumentos financeiros que permitam desenvolver em Portugal uma economia orientada para a resolução de problemas, necessidades e desafios societais.”
A Iniciativa para a Economia Cívica, através do seu Consorcio, irá apresentar a candidatura à iniciativa que foi lançada pelo Governo no âmbito do apoio e promoção à inovação social. Trata-se da “Iniciativa Portugal Inovação Social” que consiste num instrumento financeiro de apoio a projetos inovadores que configurem novas respostas para problemas graves societais. Esta iniciativa está dotada com recursos de vários fundos estruturais e ascende a 150 milhões de Euros. É objetivo do Consorcio para a Economia Cívica poder vir a gerir parte deste fundo. Paralelamente, o Consorcio irá apresentar-se também a outros programas no âmbito dos fundos estruturais a fim de poder apoiar o desenvolvimento de estratégias de desenvolvimento regionais.
A pedido da Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior, a equipa promotora da IEC virá a Campo Maior no próximo dia 27 de Janeiro de 2015, pelas 10h30m, com o objetivo de apresentar esta Iniciativa. É necessário o esforço conjunto de todas as instituições que assumem um papel ativo nos problemas sociais locais e que buscam soluções de transformação e inovação social e como tal, o seu contributo é de elevada pertinência.
Para mais informações sobre a Iniciativa para a Economia Cívica, queira consultar http://www.ieconomiacivica.org/ ou http://www.facebook.com/ieconomiacivica

ApresentaçãoInstitucional

DocumentoExplicativoIEC

1 pensamento em “Convite – Apresentação da Iniciativa para a Economia Cívica (IEC)

  1. vejo com muito gosto e esperança a vossa organização para IEC. Bato-me há vários anos por uma economia social solidária, em que além de pagar os impostos com dinheiro, se possa contratualizar serviços ou produtos na area fiscal, fornecendo serviços e produtos de 1ª necessidade (alimentação e Habitação) a quem nada tenha ou tenha muito pouco que não os consiga adquirir em mercado normal, semelhante ao que vi no Estado da Renânia na Alemanha em 1975.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

     

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>