Atividades desenvolvidas ao longo do mês de Maio.

Maio 2016

No mês de Maio apostámos na estimulação motora e cognitiva através de diversas atividades que visam quebrar o isolamento, despertar para a rotina e dinamizar os dias de forma ativa dos nossos utentes.

Também devemos referir que todas as atividades propostas aos nossos idosos são adaptadas aos gostos e capacidades de cada pessoa. Uma ocupação positiva para um utente, pode ser uma barreira para outro. É necessário conhecer o idoso, os seus gostos e criar um plano conjunto de dinâmicas para o mesmo.
As atividades da Vida Diária são essenciais para nos mantermos ativos e com rotinas. Embora institucionalizado, é fundamental que o idoso não perca os seus hábitos e rotinas e até mesmo que crie novos interesses e atividades. Neste sentido, nas atividades semanais propomos várias atividades que prevê manter ativo o utente, arranjar favas, fazer xailes, costurar, ver futebol…
A estimulação cognitiva através do jogo é outro valioso instrumento que visa colmatar ou reduzir sinais de envelhecimento.

Neste mês, damos ainda destaque às atividades de caráter lúdico, nomeadamente a dois ateliers intergeracionais no Centro Comunitário de Campo Maior para comemorar o aniversário do mesmo. As atividades intergeracionais permitem uma troca de conhecimento e afetos que eleva a autoestima dos nossos idosos.

No dia 27 visitámos o Santuário da N.ª Sr. De Chandavila, em La Codosera (Badajoz), onde assistimos a uma solene Eucaristia e à celebração do 71º aniversário da aparição da Santíssima Virgem Maria neste Santuário.

As atividades físicas ou motoras são igualmente fundamentais, visto que visam combater ou prevenir a fragilidade causada pela inatividade, maximizando simultaneamente a saúde mental e a interação do grupo.

A ocupação positiva do idoso é fundamental para o aumento da autoestima e para manter/melhoraras capacidades físicas/psicológicas e sociais de cada utente.

 

Alexandra Mamede

Animadora Sociocultural

1316586 1326592 1331260 13062323 13151641 13164332 13254128 13265989 13315551 13319698 13321866

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

     

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>