O Programa Qualifica é uma das grandes apostas do atual Governo para o combate às baixas qualificações da população portuguesa com o grande objetivo de nos aproximar às metas da qualificação a nível europeu.
A Misericórdia de Campo Maior, instituição desde há longa data desperta para as questões de formação e qualificação profissional, através do Setor de Formação, candidatou-se a esta medida, tendo a ANQEP (Agência Nacional para a Qualificação e Ensino Profissional) selecionado a sua candidatura e atribuindo à Misericórdia uma Autorização de Funcionamento por um período de três anos, enquanto Entidade Promotora de um Centro Qualifica.
De notar que nesta primeira fase apenas 30 novos centros foram criados e no Alto Alentejo apenas dois obtiveram esta acreditação.
Esta iniciativa irá permitir à equipa do Centro Qualifica da Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior dar continuidade ao trabalho iniciado há já mais de uma década atrás. Em 2006, a Misericórdia foi pela primeira vez acreditada como uma Entidade Promotora de um CRVCC (Centro de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências), denominação dos primeiros Centros desta natureza em Portugal. Em 2008, a iniciativa passou a designar-se Novas Oportunidades, denominação esta bem conhecida e que tornou a questão da valorização das experiências adquiridas ao longo da vida numa mais-valia para a população. Também, enquanto CNO (Centro Novas Oportunidades) a Misericórdia deteve Acreditação ao longo de vários anos, até à extinção da iniciativa, em 2013.
Por todos estes aspetos, a Misericórdia de Campo Maior possui uma equipa com uma vasta experiência nas metodologias de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências que mais uma vez, pretende continuar a ajudar a população campomaiorense, bem como de todo o Alto Alentejo, com a sua atividade em regime de itinerância, na valorização das experiências e competências adquiridas, validando-as e certificando-as numa lógica de aprendizagem ao longo da vida.