A Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior apresentou candidatura ao Prémio Economia Circular nas Instituições Não Empresariais do Alentejo, prémio este promovido pela ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo e pela CCDRA – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo.
Este prémio visa premiar e reconhecer boas práticas institucionais de economia circular no Alentejo, reforçar a competitividade, as práticas e a inovação regional, visa também alertar, sensibilizar e consciencializar o tecido institucional não empresarial e a sociedade civil, em geral, para a importância da economia circular.
A Santa Casa apresentou o projeto “Reutilizar para Estimular” que pretende criar materiais de estimulação cognitiva e motora dirigidos a pessoas com demência, bem como blocos de notas e calendários destinados aos seus cuidadores familiares. Estes materiais serão produzidos a partir de materiais provenientes das atividades das nossas respostas sociais (plásticos, cartões, papel, tampas, entre outros) bem como de entidades de utilidade pública do Concelho de Campo Maior.
A Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior, entidade promotora deste projeto/ideia, dispõe de um gabinete que trabalha com este público e para quem é fundamental materiais desta natureza, assim prevê-se promover estes recursos.
Decorreu no dia 28 de Novembro de 2019, nas instalações da CCDRA, a entrega do Prémio Economia Circular, tendo o projeto da Instituição ficado posicionado em 4.º lugar.