A RLIS (Rede Local de Intervenção Social) assenta numa lógica de intervenção articulada e integrada de entidades com responsabilidade no desenvolvimento da ação social. Visa potenciar uma atuação planeada dos diversos organismos e entidades envolvidas para garantir o interesse público e promover a implementação de novos mecanismos de atuação e diferentes estratégias de ação em resposta às necessidades sociais.
A RLIS tem como pressupostos de intervenção:
- Modelo de Contratualização
- Intervenção de Proximidade
- Inovação Social
- Transversalidade
- Cultura de Direitos e de Obrigações
O SAAS (Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social) é um serviço que assegura o atendimento e o acompanhamento de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade e exclusão social, bem como de emergência social.
Pretende-se que o atendimento social seja um atendimento de primeira linha, personalizado, respondendo a situações de crise ou de emergência social, e que o acompanhamento social seja destinado a assegurar apoio técnico, tendo em vista a prevenção e resolução de problemas sociais.
O SAAS tem como princípios orientadores:
- Promoção da inserção social e comunitária
- Intervenção mínima, imediata e oportuna
- Valorização das parcerias
- Intervenção prioritária
- Personalização dos apoios sociais
- Contratualização para a inserção
Os objetivos do SAAS são:
- Informar, aconselhar e encaminhar para respostas, serviços ou prestações sociais adequados a cada situação;
- Apoiar em situações de vulnerabilidade social;
- Prevenir situações de pobreza e de exclusão sociais;
- Contribuir para a aquisição e ou fortalecimento das competências das pessoas e famílias, promovendo a sua autonomia e fortalecendo as redes de suporte familiar e social;
- Assegurar o acompanhamento social do percurso de inserção social;
- Mobilizar os recursos da comunidade adequados à progressiva autonomia.
Acesso ao SAAS:
- A própria pessoa (procura espontânea ou sistemática);
- A comunidade informar (ex.: vizinhança), e
- Institucional (ex.: encaminhamento pela Segurança Social ou outros).
Equipa Técnica:
- Coordenadora
- Assistente Social
- Psicóloga
Contactos:
Largo Dr. Alberto Santos, Nº. 78E
7370-025 Campo Maior
Telefone: 268 009 104
Telemóvel: 968 932 938
Email: rlis@scmcm.pt
Horário Posto de Atendimento de Degolados
Horário Posto de Atendimento de Ouguela