RLIS

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A RLIS (Rede Local de Intervenção Social) assenta numa lógica de intervenção articulada e integrada de entidades com responsabilidade no desenvolvimento da ação social. Visa potenciar uma atuação planeada dos diversos organismos e entidades envolvidas para garantir o interesse público e promover a implementação de novos mecanismos de atuação e diferentes estratégias de ação em resposta às necessidades sociais.

               

A RLIS tem como pressupostos de intervenção:

  • Modelo de Contratualização
  • Intervenção de Proximidade
  • Inovação Social
  • Transversalidade
  • Cultura de Direitos e de Obrigações

 

O SAAS (Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social) é um serviço que assegura o atendimento e o acompanhamento de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade e exclusão social, bem como de emergência social.

Pretende-se que o atendimento social seja um atendimento de primeira linha, personalizado, respondendo a situações de crise ou de emergência social, e que o acompanhamento social seja destinado a assegurar apoio técnico, tendo em vista a prevenção e resolução de problemas sociais.

O SAAS tem como princípios orientadores:

  • Promoção da inserção social e comunitária
  • Intervenção mínima, imediata e oportuna
  • Valorização das parcerias
  • Intervenção prioritária
  • Personalização dos apoios sociais
  • Contratualização para a inserção

 

Os objetivos do SAAS são:

  1. Informar, aconselhar e encaminhar para respostas, serviços ou prestações sociais adequados a cada situação;
  2. Apoiar em situações de vulnerabilidade social;
  3. Prevenir situações de pobreza e de exclusão sociais;
  4. Contribuir para a aquisição e ou fortalecimento das competências das pessoas e famílias, promovendo a sua autonomia e fortalecendo as redes de suporte familiar e social;
  5. Assegurar o acompanhamento social do percurso de inserção social;
  6. Mobilizar os recursos da comunidade adequados à progressiva autonomia.

 

Acesso ao SAAS:

  • A própria pessoa (procura espontânea ou sistemática);
  • A comunidade informar (ex.: vizinhança), e
  • Institucional (ex.: encaminhamento pela Segurança Social ou outros).

 

Equipa Técnica:

  • Coordenadora
  • Assistente Social
  • Psicóloga

 

Contactos:

Largo Dr. Alberto Santos, Nº. 78E

7370-025 Campo Maior

Telefone: 268 009 104

Telemóvel: 968 932 938

Email: rlis@scmcm.pt

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Horário Posto de Atendimento de Degolados

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 Horário Posto de Atendimento de Ouguela

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