Centro Comunitário Nossa Senhora da Graça

O Centro Comunitário Nossa Senhora da Graça é uma resposta social que engloba serviços e actividades diversificadas de acordo com as necessidades sentidas pela população de Ouguela, integrando de forma harmoniosa todas as gerações, tendo em vista a integração e formação social das pessoas e da comunidade, estimulando a sua participação e fomentando o voluntariado.

    O Centro Comunitário constitui um pólo de animação com vista à prevenção de problemas sociais e implementação de acções de desenvolvimento local, colectivamente assumidas numa lógica baseada no conhecimento global da realidade, integração, parceria e co- responsabilização.

Lar Nª Sra da Graça de Ouguela

Ouguela é uma Aldeia do Concelho de Campo Maior, situada face - a- face com a vizinha espanhola Albuquerque, ocupando uma elevação sobranceira à confluência da ribeira do Abrilongo com o rio Xêvora, afluentes do Guadiana, só com estrada para ir e voltar. É dotada de lindas paisagens naturais e de um encanto das suas gentes e tradições culturais e gastronómicas que importa preservar como património genuíno desta região alentejana.

Mas esta pequena Aldeia Histórica, que outrora fora grande, vê a sua população a decrescer, o parque habitacional envelhecido, metade das habitações são arrendadas de diversos senhorios que estão fora de Ouguela e os terrenos à volta são de grande propriedade rural, cada qual com o seu monte e o seu proprietário. Vive-se do trabalho assalariado e sazonal na agricultura, em casas de ruas antigas ou no pequeno bairro novo.

Esta comunidade vê a sua população envelhecer, actualmente de 86 habitantes 41 têm mais de 65 anos, lutando com a saída dos seus jovens e famílias, por falta de emprego ou modo de vida, as crianças cada vez diminuem mais na sua Escola que actualmente conta com quatro alunos.

A Santa Casa da Misericórdia prosseguindo os seus fins de acção social, tem desenvolvido uma vasta actuação no sentido da resolução de diferentes problemáticas sociais do Concelho de Campo Maior. Tendo consciência que o desenvolvimento social de âmbito local é fundamental para a obtenção da garantia do bem – estar da população, desde o ano de 1995 que mantém em funcionamento na Aldeia Histórica de Ouguela, o Centro Comunitário Nª Sra. da Graça.
     

    OBJECTIVOS

    • Contribuir para a criação de condições que possibilitem aos indivíduos o exercício pleno do seu direito de cidadania e apoiar as famílias no desempenho das suas funções e responsibilidades, reforçando a sua capacidade de integração e participação social;
    • Constituir um pólo de animação gerador de dinâmicas locais;
    • Fomentar a participação das pessoas, das famílias e dos grupos;
    • Envolver os parceiros locais e fomentar a criação de novos recursos;
    • Desenvolver actividades dinamizadoras da vida social e cultural da comunidade;
    • Promover a inserção social de pessoas e grupos mais vulneráveis;
    • Criar condições para responder às necessidades concretas da população;
    • Gerar condições para a mudança.
     

    ACTIVIDADES

    • Sócio-Educativas, Culturais e Recreativas;
    • Serviço de Refeições no Centro Comunitário e ao Domicílio;
    • Serviço de Informação, Atendimento e Acompanhamento Social;