SERVIÇO DE ATENDIMENTO E ACOMPANHAMENTO SOCIAL (SAAS)

SERVIÇO DE ATENDIMENTO E ACOMPANHAMENTO SOCIAL (SAAS)

O SAAS é um serviço que assegura o atendimento e o acompanhamento de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade e exclusão social, bem como de emergência social.

São objetivos do SAAS:

a) Informar, aconselhar e encaminhar para respostas, serviços ou prestações sociais adequadas a cada situação;

b) Apoiar em situações de vulnerabilidade social;

c) Prevenir situações de pobreza e de exclusão sociais;

d) Contribuir para a aquisição e ou fortalecimento das competências das pessoas e famílias, promovendo a sua autonomia e fortalecendo as redes de suporte familiar e social;

e) Assegurar o acompanhamento social do percurso de inserção social;

f) Mobilizar os recursos da comunidade adequados à progressiva autonomia pessoal, social e profissional.

Atendimento Social:

Atendimento de primeira linha, personalizado, que responde às situações de crise ou de emergência sociais.

Acompanhamento Social:

Destina-se a assegurar apoio técnico, tendo em vista a prevenção e resolução de problemas sociais.

Acesso ao SAAS:

§  A própria pessoa (procura espontânea ou sistemática);

§  A comunidade informar (ex.: vizinhança), e

§  Institucional (ex.: encaminhamento pela Segurança Social ou outros).

Equipa Técnica:

§  Coordenadora

§  Assistentes Sociais

Contactos:

Largo Dr. Alberto Santos, Nº. 78E

7370-025 Campo Maior

Telefone: 268 009 100

Telemóvel: 968 932 938

Email: saas@scmcm.pt