Fisioterapia

Face ao elevado número de idosos com perda de autonomia e numa perspectiva de manutenção e reabilitação das capacidades, em 2003 apostámos no início do funcionamento da Fisioterapia para os idosos, sendo a população alvo as pessoas idosas institucionalizadas no Lar Santa Beatriz e no Centro de Dia Betânia, propriedades da Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior.

A Fisioterapia tem como finalidade a promoção de saúde e prevenção da doença, da deficiência, da incapacidade e reabilitar indivíduos com disfunções de natureza física e mental.

 O campo de atuação do fisioterapeuta envolve duas abordagens ao idoso, a prevenção e a reabilitação. Na prevenção, o objetivo será preservar a função motora e adiar o mais possível a instalação de incapacidades através da estimulação ao exercício e à mobilidade. Este ponto é importante, não só a nível neuromuscular, mas também a nível cardiovascular. Ao nível da reabilitação, o fisioterapeuta aborda as diversas disfunções músculo-esqueléticas, respiratórias e neurológicas, com o objetivo de manter uma independência funcional pelo maior tempo possível, estimulando sempre a integração do idoso na sociedade.

Na sala da fisioterapia existem diversos equipamentos, dos quais se destacam: as escadas com rampa, as barras paralelas, as roldanas, a marquesa de Bobath, o espelho de reeducação, o espaldar, a mesa de mãos (mesa de Kanavel) entre outros. Estes equipamentos são utilizados com a finalidade de manutenção da autonomia e independência funcional do idoso, contribuindo assim para um envelhecimento mais saudável.