Culto

IGREJA DE MISERICÓRDIA

A Igreja da Misericórdia, património da Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior, situada no Largo da Misericórdia em Campo Maior, foi começada a construir no Séc. XVI e remodelada em 1718 (Séc. XVIII). A Igreja é contígua ao Antigo Hospital da Santa Casa da Misericórdia, tendo pelo lado norte comunicação interior com o mesmo.

Esta Igreja surge em substituição da 1ª Igreja da Misericórdia, datada de 1592, que se situava no Largo Barão Barcelinhos, na face entre a Rua João Rosado e a Rua da Misericórdia. Da mesma não existe hoje em dia, qualquer vestígio material.

A Igreja da Misericórdia foi utilizada como casa mortuária ao serviço da população de Campo Maior, no entanto como a Igreja necessitava de obras, a Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior, em 1998, candidatou-se ao Subprograma 2 do PIDDAC para, em colaboração com a Direcção Geral do Ordenamento do Território e Desenvolvimento Urbano, realizar as obras de conservação necessárias. Uma vez que foi concedido este apoio, foram realizadas as obras de conservação da Igreja.

Com a recuperação da Igreja da Misericórdia, contribuímos para a valorização do património histórico-cultural da Irmandade da Santa Casa da Misericórdia e do Concelho de Campo Maior.

Em parceria com o Município de Campo Maior foi recuperado um edifício público que reabriu no 22 de Junho de 2012, estando a funcionar como casa mortuária.

CAPELA DO LAR SANTA BEATRIZ

O Lar Santa Beatriz possui um espaço dedicado ao culto acessível a todos os utentes e/ou familiares, bem como profissionais da Instituição.

CAPELA DA PROVEDORIA

Na Provedoria da Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior foi recuperada, no âmbito de um curso de Pintura de Construção Civil, a capela sita no 1.º andar, encontrando-se reservada aos Membros da Irmandade.