Rústico e Urbano

A Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior, é uma Instituição secular com uma história e matriz cultural marcadamente humanista, a sua actividade insere-se na rede de solidariedade e protecção social portuguesa, em que a dinâmica das suas iniciativas relevam uma consciência social do exercício da cidadania em benefício dos mais vulneráveis e em situação de marginalidade ou exclusão social.

O património pertencente a esta Instituição data do século XVIII, XIX e XX, tendo este património sido construído com base em doações concedidas por parte de inúmeros beneméritos, cujo objectivo principal era proporcionar a ajuda aos mais vulneráveis e pobres, criando condições mínimas de vida e de habitabilidade.

Com este espírito de ajuda à população do concelho de Campo Maior, a Santa Casa da Misericórdia tem vindo a desenvolver iniciativas no sentido de valorizar e recuperar os edifícios de que é proprietário, tendo para esse efeito recorrido a ajudas financeiras externas e principalmente a capitais próprios.

De forma sucinta, a Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior é detentora do seguinte:

  • Quinta de S. Pedro (Sede da Provedoria da Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior);
  • Igreja da Misericórdia e edifício anexo;
  • Infantário “O Despertar”;
  • Casarão – Núcleo da Comunidade Terapêutica;
  • Várias Propriedades Rústicas;
  • Vários Edifícios Urbanos;
  • Garagem.

QUINTA DE S. PEDRO

A Quinta de S. Pedro está situada na Avenida Calouste Gulbenkian, possui uma área de terreno de 6,175 ha, sendo constituída por seis núcleos de edifícios, uma fonte, um canil, um depósito de água, um pomar de citrinos, oliveiras e terreno de cultivo.

Na Quinta de S. Pedro está sediada a Provedoria da Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior, sendo no edifício principal que estão instalados os Serviços de Apoio à Administração, o Setor da Formação e o Projeto Escolhas – Incentiv@r.te E5G, uma vez que nesta quinta funcionam mais valências/atividades, nomeadamente: Lar Santa Beatriz, Armazém, Serviços Gerais e o refeitório.

à Serviços de Apoio à Administração – é no edifício principal que funcionam os serviços que servem de apoio a todas as valências da Instituição, sendo o centro de todo o processo administrativo das mesmas; por outro lado, também neste edifício funciona o Setor da Formação que foi criado com o intuito de garantir e proporcionar formação à população campomaiorense e de concelhos limítrofes com vista ao aumento das suas habilitações literárias, tendo para o efeito um leque alargado de áreas; Do mesmo modo, é neste edifício que está sedeado o Projeto Escolhas – Incentiv@r.te E5G, destinado a crianças e jovens do concelho de Campo Maior; este edifício apalaçado é constituído por dois pisos;

à Lar Santa Beatriz – edifício constituído por dois corpos, com uma área total de construção de 3727 m2, sendo o corpo principal constituído por três pisos e o outro corpo possui apenas um piso, edifício este destinado à residência da população idosa de Campo Maior e arredores.

CASARÃO – Antigo Núcleo da Comunidade Terapêutica

O “Casarão” – Antigo Núcleo da Comunidade Terapêutica está situado no Concelho de Campo Maior, a 10 Km da Quinta de São Pedro, fazendo fronteira com a Herdade do Xévora.

O núcleo da Antiga Comunidade Terapêutica Casarão é composto por duas moradias isoladas e por um conjunto de oito moradias em banda, sendo uma propriedade vedada onde funcionava o antigo posto da GNR.

INFANTÁRIO

O Infantário da Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior está situado no Bairro da Cooperativa de Habitação, possuindo uma área de construção de 797 m2 e uma área de logradouro de 2624 m2, sendo uma propriedade que remonta a 1984.

Esta propriedade encontra-se vedada e murada sendo constituída por um edifício térreo e uma zona de recreio.

GARAGENS

A Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior possui uma garagem na Estrada Militar, anteriormente denominada Muralha, Quintal ou Casão, construção esta que tem cerca de 60 anos, compreendendo uma área de construção de 231 m2.

EDIFÍCIOS URBANOS

A Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior é detentora de propriedades urbanas em Campo Maior, Degolados, bem como em Sacavém, estando atualmente maioritariamente em regime de aluguer.

HERDADE DA GRULHA

A Herdade da Grulha é um prédio rústico sito na freguesia de Assunção, concelho de Arronches, propriedade da Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior desde 1948, doada pela Condessa de Bertiandos, natural de Ponte de Lima, num total de 69,5250 hectares, composto por terras de sementeira e terras de cultura ervense, confrontando pelo norte com a Herdade de Abegoaria e a sul com a Barragem do Caia.

Parte desta herdade foi expropriada para a construção da Barragem do Caia.

HERDADE DO XEVORA:

D João José de Portugal da Costa Mexia de Matos dado não ter herdeiros entregou como doação os direitos que tinha sobre as Herdades do Xêvora e da Courela Bravia, um pequeno olival e foros, em partes iguais, às Misericórdias de Campo Maior e do Alandroal.

Prédio misto localizado na Freguesia da Expectação, Campo Maior, denominado Xêvora de Cima, Xêvora de Baixo e Courela Bravia, sendo metade do Monte do Xêvora constituído por casas de habitação, arrecadações e arribanas.

Herdade do Xêvora de Baixo – Doada, em 1935, pelo Benfeitor D. João de Portugal é constituída por terras de sementeira, pastagens e montado de azinho, confrontando pelo Norte com a Herdade de Castro, a Sul com a Raia de Espanha, a Nascente com a Herdade das Ilhas e a Poente com a Herdade das Garras, com uma área total de 152,9000 hectares.

Herdade do Xêvora de Cima – Doada, em 1935, pelo Benfeitor D. João de Portugal é constituída por terras de sementeira, montado de azinho e sobro, com a área cultivável de 225,0250 hectares e coberta de 176 m2 (monte e dependências para cavalariças, arrecadações de alfaias agrícolas), confrontando pelo Norte com a freguesia de S. João Baptista , a Sul com a Herdade de Castro, a Nascente com o Rio Xêvora e a Poente com as Herdades do Bicho, D. Branca e Castro.

Courela Bravia – Doada, em 1935, pelo Benfeitor D. João de Portugal encontra-se localizada nas Herdades do Xêvora, é constituída por terras de sementeira, pastagens e montado de azinho, com a área cultivável de 13,8000 hectares, confrontando pelo Norte, Sul e Nascente com a Herdade de Castro e a Poente com a Herdade das Garras.